quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Projeto: Existe um Blog entre nós.

Atualmente, os serviços de publicação de informações que têm ganho maior número de adeptos na Internet são os blogs. Eles foram criados para publicação de diários, mas pela grande adesão para divulgar informações. Os blogs são bastante oportunos para a elaboração de trabalhos escolares, podendo ser uma das opções para publicação dos jornais eletrônicos das escolas. Foi assim que surgiu esse projeto. No tititi dos corredores, percebemos que temas bastantes polêmicos são discutido por nossos alunos. E porque não conversar com eles sobre os assuntos?
Escolhemos a faixa etária de 12 a 14 anos (7º ano) para abordar os temas: Drogas, Bulimia, Bullying, Mentira e Medo. No primeiro dia do projeto os alunos foram divididos em 5 grupos e cada grupo recebeu um texto referente aos temas citados acima. Houve uma grande discussão. Todos os temas foram discutidos pelos grupos. Os textos só tinham o início e uma parte do desenvolvimento de uma história.
A segunda etapa do projeto, os alunos em grupo criaram um blog para cada tema. Digitaram as histórias que receberam na semana anterior (com início e parte do desenvolvimento) e a partir dessa criação os alunos participam de cada blog, comentando as atitudes e comportamentos dos personagens.
O Objetivo principal do projeto é desenvolver a escrita e consequentemente estimular a criatividade através dos temas do cotidiano.
Curioso é perceber os diferentes comportamentos relatados pelos alunos nos comentários dos blogs. Os recursos da Web 2.0 têm como característica dominante a transparência e verdade, vários emissores e receptores, várias fontes de opinião  e a característica principal, a possibilidade de interação entre os usuários.
O projeto foi desenvolvimento durante o 4º bimestre, mas mesmo durante as férias, os alunos acessavam os blogs e compartilharam textos com os demais alunos.

Blog Widget by LinkWithin

Um comentário: