segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Alfabeto Ilustrado

Olá pessoal, vamos começar a semana conversando sobre o projeto que eu (Fernanda) realizei com os alunos do 2º ano em 2009. O trabalho é sobre o Alfabeto e foi um sucesso na X Mostra de Informática da escola.

Objetivos Fazer com que o aluno perceba a relação escrita /fala por meio da letra inicial; ampliar o vocabulário; estabelecer a integração e a socialização dos alunos; despertar o interesse e desenvolver habilidades relacionadas ao uso do computador, utilizando o software Kid Pix Deluxe.

Sensibilização - Cada aluno ficou responsável por uma letra do alfabeto, durante suas atividades escolares, fizeram uma busca de palavras com os amigos, professores e funcionários da escola, criando um banco de palavras. No laboratório de Info assistimos um vídeo com a música do alfabeto.

Atividade- Utilizamos o software Kid Pix para produzir o nosso Alfabeto Ilustrado, o software é rico em imagens que podem ser utilizadas via carimbo, com animação e imagem parada. Os alunos digitaram suas palavras e colocaram ao lado o desenho correspondente. Na execução da atividade eu percebi que os alunos interagiam com os demais amigos, tentando ajudar a encontrar as imagens.



Finalização - Montei um slide show da turma, dentro do próprio software que durante a apresentação tem o recurso de fazer a leitura de toda a parte textual do trabalho. No dia da Mostra de Informática os nossos convidados, pais, amigos e alunos assistiram e ouviram a bela apresentação.

Para ilustrar a Mostra de Info, tirei foto de cada aluno, imprimi e colei perto do computador onde estava sendo apresentado o projeto.


Espero que o meu projeto sirva de sugestão para o seu trabalho!
Não esqueça de comentar, criticar e sugerir novas ideias.

Um grande abraço
Fernanda
Blog Widget by LinkWithin

Nenhum comentário:

Postar um comentário